Illuminae - Os ficheiros Illuminae_01
Título: Illuminae- Os ficheiros illuminae_01
Título original: Illuminae –The illuminae files_01
Autores: Amie Kaufman e Jay Kristoff
Tradução: Rita João
Editora: Nuvem de Tinta
Publicação: junho 2016
ISBN: 9789896650773
Título original: Illuminae –The illuminae files_01
Autores: Amie Kaufman e Jay Kristoff
Tradução: Rita João
Editora: Nuvem de Tinta
Publicação: junho 2016
ISBN: 9789896650773
"It's not bullets that kill you. It's moments like these. One piece at a time."
Sinopse
Estamos em 2575 e duas empresas rivais, empresa e empresa, estão em guerra por um planeta que fica para lá dos confins do Universo. Infelizmente, ninguém se lembrou de avisar os habitantes do malogrado planeta Kerenza. Debaixo de fogo inimigo, Kady e Ezra, que acabaram de se separar, tentam fugir numa frota de evacuação composta por três naves diferentes: Kady e a mãe ficam numa; Ezra, noutra.
Como se não bastasse estarem a ser perseguidos por naves inimigas que tentam aniquilar as últimas testemunhas da catástrofe em Kerenza, uma praga mortífera deflagra a bordo da nave. Kady descobre que o sistema de inteligência artificial da frota, que deveria protegê-los, poderá ter-se transformado no seu pior inimigo.
Quando tenta descobrir a verdade, torna-se claro que só Ezra, a quem jurou nunca mais dirigir a palavra, poderá ajudá-la a impedir uma calamidade.
NOTA INFORMATIVA: Illuminae é diferente de todos os livros que alguma vez leste. Através de documentos pirateados, emails, mapas, arquivos militares, relatórios médicos, transcrições de interrogatórios e mensagens, vais descobrir que o pior dia da vida de Kady é apenas o início da história mais trepidante e arrebatadora de sempre.
Para quem ainda não leu
Aconselho muito! Por favor não façam spoilers, o melhor que têm a fazer é embarcar nesta leitura sem saber nada e eu prometo que se vão divertir com muitos risos (e lágrimas também quem sabe!?). Não se intimidem com o tamanho dele, eu sei que tem 600 páginas, mas acreditem que se lê num instante não só por ser cativante mas também devido ao seu formato, (não é um livro normal caso ainda não tenham pegado nele para ver) existem poucas páginas de puro texto (a maioria é chats e e-mails), e para quem possa estar a pensar que assim será difícil de acompanhar a história estão enganados este livro tem a capacidade de nos agarrar de modo a não conseguirmos parar!
Opinião (AVISO: CONTÉM SPOILERS!!!)
Eu nem sei por onde começar! É sem dúvida nenhuma um dos melhores livros que já li e um dos mais diferentes e originais! (Acho que posso dizer que devorei este livro, do quão rápido o li!) Os ficheiros que mais gostei de ler foram as mensagens entre o Ezra e a Kady e os relatos das câmaras de segurança (que comentários maravilhosos!). Tenho mesmo de referir que o humor presente neste livro é algo de especial, principalmente quando a RADIA não conseguia perceber o sarcasmo ou respondia diretamente às ofensas da Kady! Ri-me imenso nessas partes.
No entanto este livro não foi só divertido, foi emocionante e devastador. Sofri muito com ele (mas no fim das contas “You will suffer, but you will be happy about it”) nem sei qual a pior parte, mas posso dizer que a cena onde a Kady veste o fato espacial do Ezra me trouxe lágrimas aos olhos!!
Mas falando de coisas mais divertidas: Kady os teus filhos terão de se chamar Jimmy e Jamete! Ahah (*Crying inside*) esqueçam afinal não tem nada de divertido, só de me lembrar de quando ela o encontrou e ouviu a sua mensagem, parte-se me o coração.
Adorei toda a pirataria informática que existe neste livro é realmente um mundo fantástico este dos computadores(!), gostei imenso do “tutor” da Kady, e aquela cena da luta deu cabo de mim. Uma outra cena que me deixou o coração despedaçado foi quando se descobriu que foi a RADIA que estava a falar com a Kady e não o Ezra, como é que ela foi capaz?! Sua besta! Mas fica descansada que gosto de ti na mesma, apesar de teres obrigado a Kady a ir ter contigo, de teres matado todas as pessoas da Copernicus, os comandantes do Alexander e soltado aquelas bestas com o Phobos na nave e feito com que aquela gente toda morresse (!!!!), mas pronto no fim mostraste que gostavas da Kady e que te preocupavas com ela e eu perdoou-te! (Tens sorte de eu ser uma alma caridosa).
"Am I not merciful?"
Adorei que a RADIA continuasse “viva” e que agora ela e a Kady sejam BFF (aí Joana voltas-te mesmo para 2005), tive mesmo pena quando pensei que estava morta, mas tive uma réstia de esperança que ela sobrevivesse no tablet da Kady e sobreviveu!! (Iupi - o que é que eu estou a fazer da vida!?)
Descobrir que a Kady é quem trabalha para os Illuminae foi brutal!! Foi um plot twist incrível, deixou me mesmo feliz, saber que estava viva e bem na vida (*kicking some asses*) YOU GO GIRL!
Já estava a espera que a mãe do Ezra fosse alguém de especial, mas da Beitech, não!! Isso foi um golpe muito baixo!! A “nossa” sorte é que a Kady chega bem para ela!
Estou ansiosa que o segundo livro saía em Portugal, espero que seja muito rápido porque o terceiro esta a sair na América!!
Para terminar a única coisa que posso dizer é que shipo, shipo muito o Ezra e a Kady!
"You have me. Until every star in the galaxy dies. You have me."
0 comentários